Calendário de varejo

Setembro é um mês cheio de oportunidades, apesar de não conter nenhuma das grandes datas do varejo, como Dia das Mães ou Natal. Essas oportunidades vêm, principalmente, porque o mês contempla uma variedade de datas comemorativas que podem ser utilizadas de forma criativa para seu negócio, já que são mais “genéricas”, podendo ser aplicadas em diversos segmentos.

Para começar temos a semana da pátria, iniciando já no dia 1 de setembro e finalizando no dia da Independência do Brasil, o 7 de setembro. Nessa semana você pode usar qualquer argumento patriota, como ofertas em produtos nacionais, fabricação nacional, apostas em cores patriotas, produtos com “a cara” do Brasil ou do brasileiro, etc. Vale ressaltar que dia 05 é o dia da Amazônia, caindo no meio da semana da pátria e rodeada de polêmicas. Tome cuidado em usar esse tema, pois a politização no varejo pode fazer com que o tiro saia pela culatra devido aos diferentes pontos de vista. Utilize se tiver a segurança que seu nicho será impactado positivamente.

Outra data que merece destaque, e que provavelmente todo o varejo se movimentará em peso, é o dia do cliente, em 15 de setembro. Muitos farão a semana do cliente ou até mesmo o mês do cliente. Esta, assim como o dia do consumidor ou a black friday, é uma data em que se espera bons descontos, então entre no jogo se você tiver alguma vantagem econômica real para oferecer ao consumidor, seja desconto, parcelamento, frete grátis, sorteios, ou outras ações de marketing promocional.

O final do mês, no dia 22, ainda nos presenteia com uma troca de estação, podendo instigar uma mudança de coleção (coleção primavera), promoções de produtos que sugiram experiências ao ar livre, prática esportiva, viagens, comidas e bebidas mais leves e frescas, boa forma, saúde em dia, etc.

Setembro 2019
DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
1 2 3 4 5 6
  • Dia do alfaiate
7 
8 9 10 11 12 13 14 
15
  • Dia do cliente
16 17 18 19 20 
21
22 23 24 25 26 27 28 
29 30