Negócios

Você para de vender quando o cliente finaliza a compra?

Christian Wilbert
Escrito por Christian Wilbert
Junte-se a nós !!!

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail

Muitas empresas param de vender quando encerra o expediente da loja física ou quando o cliente compra determinado produto ou serviço. Sabia que não precisa (e não deve) ser assim?

Notamos que, com a pandemia, diversas lojas que não utilizavam os meios digitais para vender e se relacionar, começaram a apostar nessa prática. Isso foi extremamente importante para percebermos que pode haver uma rica integração entre a loja física e o seu ambiente virtual, pois você pode lucrar muito mais.

Então, como vender mais quando o cliente finaliza a compra ou quando encerra o expediente da sua loja? Venha com a gente que apresentaremos algumas dicas bem importantes.

Ofereça um cupom de desconto na loja virtual

Vamos imaginar que um cliente comprou um produto na sua loja física. Ele foi bem recebido pelas atendentes, experimentou o produto, tirou as suas dúvidas sobre ele e optou por finalizar a compra com a sua marca. Ótimo, não é mesmo?

Entretanto, quando ele sair da sua loja física, se você não investir em diversas estratégias de relacionamento, pode fazer com que ele não lembre da sua loja e compre na concorrência em uma segunda oportunidade.

Por isso, manter o cliente próximo da sua empresa é uma alternativa interessante. A nossa dica é oferecer um cupom de desconto para uma segunda compra. E você não gasta nada com isso, pois não precisa nem investir em um novo flyer para divulgar essa informação. Ela pode ser impressa no cupom fiscal ou você pode enviar essa divulgação por e-mail. Por exemplo:

Obrigado por comprar na nossa loja física. Pegue aqui 25% para a sua primeira compra na nossa loja virtual!

Afinal, se ele comprou na sua loja física foi porque encontrou bons diferenciais no seu negócio. Agora, é o momento para estreitar esse relacionamento e fidelizar o seu cliente, que recebe um bônus de desconto para conhecer e comprar na sua loja virtual.

Invista em pesquisa de satisfação

É muito importante conhecer a opinião do seu cliente e a pesquisa de satisfação é uma ótima oportunidade para isso acontecer. Então, depois que ele comprou na sua loja você poderia enviar um questionário inteligente para o seu e-mail. Veja quais são os benefícios:

  • conquista a fidelidade do seu consumidor;
  • identifica oportunidades de negócio;
  • promove a retenção de clientes;
  • mostra que você se preocupa com a sua opinião;
  • confere onde você pode melhorar; e
  • muito mais!

Lembre-se da data do aniversário do cliente

Receber um cartão de aniversário com um presente (seja um brinde ou um cupom de desconto) é uma opção interessante para continuar se relacionando bem com o seu cliente. Afinal, certamente a concorrência não faz isso, certo? Então, saiba que é uma oportunidade imensa para você de destacar.

Dessa forma, o cliente entende que ele é importante para o seu negócio, que ele é lembrado e que a sua loja se preocupa em investir nos relacionamentos — mesmo no pós-vendas.

Por isso, contar com um bom sistema de cadastro de clientes é importante para manter uma base de dados atualizada. Assim, você mantém o seu cliente sempre perto da sua loja.

Crie programas de fidelização

Os programas de fidelização também são ótimas alternativas para vender mais. Eles são ótimas opções para motivar os clientes, aumentar as vendas e ainda é uma ótima estratégia para, como o nome sugere, fidelizar o seu consumidor.

Por exemplo, imagine que o ticket médio por cliente mensal seja de R$ 300,00. Dessa maneira, você poderia criar um programa como: a cada R$ 350,00 em compras, o cliente ganha 15% de desconto na próxima compra.

No entanto, não é somente desconto que você pode oferecer. Aqui, quanto mais criativo você for, melhor. Veja outras ideias:

  • programa de pontos: o cliente troca por alguma recompensa;
  • taxa de benefícios VIP: o cliente VIP paga uma assinatura mensal e recebe benefícios como presentes, brindes, frete grátis, dentre outros;
  • parcerias com outros estabelecimentos: por exemplo, se você tem uma loja esportiva, pode fazer uma parceria para o seu cliente ganhar um desconto em um restaurante de comida saudável.

Envie newsletter

As newsletters são boas estratégias para continuar mantendo os relacionamentos com o seu cliente, mesmo quando eles finalizaram a compra. Assim, você pode enviar conteúdos do seu interesse, promoções, cupons de desconto e muito mais.

Aqui, vale ressaltar que não é legal enviar somente promoções, está bem? Vá além! Envie informações que seja relevante ao seu cliente e seja criativo nos materiais. Dessa maneira, ele entende que a sua loja não se preocupa apenas em vender, mas sim, em proporcionar uma ótima experiência, mesmo no pós-vendas.

Os e-mails apresentam um ótimo custo-benefício e são mensuráveis. Você pode avaliar a taxa de abertura, de encaminhamento, de cliques nos CTAs e muito mais.

Isso permite criar uma comunicação muito mais personalizada com o seu cliente e, mais do que isso, automatizar os processos. Você pode criar trilhas de e-mails para conduzir o seu cliente novamente pela jornada de compra.

Envie promoções relâmpago por SMS

Sabe aqueles períodos de sazonalidade na sua loja, que você faz de tudo e não consegue vender? Apostar no poder do SMS pode ser uma alternativa interessante. Você sabia que estudos apontam que cerca de 98% das pessoas que recebem SMS, abrem e respondem as mensagens?
Então, você pode aproveitar o poder do SMS para enviar cupons de desconto e ofertas relâmpago para que ele compareça à sua loja física ou compre algo na virtual.
E aí, você se inspirou com as nossas ideias e se convenceu de que você não precisa parar de vender quando encerra o expediente ou quando o cliente finaliza uma compra? Conte para nós, deixando um comentário neste post!