Negócios

Vai vender on-line? Conheça agora a força do nicho de mercado!

Christian Wilbert
Escrito por Christian Wilbert
Junte-se a nós !!!

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail

Você sabia que investir em um nicho de mercado ajuda a conquistar mais autoridade para a sua marca e a vender mais?

Por isso, se você está buscando uma nova oportunidade e quer alcançar o sucesso, saiba que está no caminho certo.

Ao apostar no nicho de mercado, mesmo com poucos recursos para investimento, você consegue inserir a sua marca no mercado.

Por isso, saiba que ele é a melhor escolha — principalmente se você está pensando em montar um marketplace.

Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é nicho de mercado?

O nicho de mercado é uma segmentação, ou seja, um grupo menor dentro de um determinado setor.

Ele é uma ótima oportunidade para os empreendedores que querem ver a sua marca crescer e se destacar da concorrência.

Além dos nichos de mercado, existem os micronichos — que são mais segmentados ainda —. Vejamos um exemplo prático: imagine que você pense em montar um marketplace, onde você encontra três possibilidades de vendas:

1-Artigos para esportes: segmento amplo, afinal, você pode vender roupas e acessórios para futebol, tênis, handebol, basquete, ciclismo e outros;

2-Artigos para futebol: é um nicho de mercado do segmento de esportes. Assim, você foca apenas em produtos relacionados ao futebol como roupas, chuteiras, bolas e outros ou;

3-Bolas de futebol: um micronicho dos artigos para futebol. Dessa forma, você se torna especialista em vender diversos modelos e marcas de bolas e, com isso, consegue apresentar com clareza as especificidades de cada uma.

Por que é preciso apostar no nicho de mercado para vender on-line?

Vamos imaginar o seguinte: você quer montar um marketplace e pensa, inicialmente, em investir em todos os produtos (desde eletrodomésticos até roupas e acessórios). 

Agora, conte para nós: como você vai competir com uma gigante multinacional, como a Walmart e o Submarino, por exemplo? Se você não tiver muito investimento, certamente ficará difícil, concorda?

Então, é preciso considerar que nem sempre a ideia de quanto mais produtos, melhor. Por isso, pense em investir em um nicho (ou micronicho) como “skate” ou “telescópio”.

Assim, você trabalha um contexto mais específico para que o consumidor tenha mais confiança na sua empresa; afinal, ele percebe que você é autoridade no assunto — diferentemente do que acontece em grandes marketplaces, que vendem de tudo um pouco.

Quais são os benefícios de identificar o nicho de mercado?

Não pense que somente pequenas empresas investem nos nichos de mercado. Por exemplo, a gigante Natura (maior empresa no segmento de cosméticos do Brasil), também aposta neles para inovar e se destacar.

Recentemente, ela adotou as vendas diretas, ampliando suas formas de atingir seu consumidor. Para isso, além das vendas on-line, abriu, aproximadamente, 30 lojas físicas em diferentes estados brasileiros.

Portanto, saiba que identificar um nicho de mercado é uma excelente alternativa para a sua empresa se destacar e vender mais.

Agora que você aprendeu o que é e qual é a importância da força do nicho de mercado, vamos conhecer quais são os seus principais benefícios? Confira!

Garantir um baixo investimento para começar o negócio

Um dos principais benefícios de investir no nicho mercadológico é que você precisa de um investimento baixo para começar a vender on-line.

Afinal, você não compete com grandes marcas que investem muito em infraestrutura e em marketing em diversos produtos, a otimização e o investimento será no seu nicho de mercado.

Promover a segmentação do público

Os nichos de mercado permitem segmentar melhor o seu público. Isso é realizado devido a segmentação na atividade de marketing para o desenvolvimento de uma estratégia exclusiva para o nicho em potencial.

Portanto, ao segmentar o público do seu nicho, você identifica como capitalizar melhor o seu negócio, garantindo uma boa vantagem competitiva e também a lucratividade dos negócios.

Criar um marketing efetivo

Quando se conhece as especificidades do seu público você adota a melhor linguagem para alcançá-lo.

Portanto, crie um planejamento estratégico de marketing que realmente funciona! Dessa maneira, você conhece bem o seu público e a sua persona (personagem semi fictício que representa o comprador ideal).

Você precisa compreender as necessidades, as satisfações, os motivos de compra do seu público alvo e se especializar para atende-lo da melhor forma possível.

Com o nicho você consegue isso! Assim, direciona melhor as suas campanhas, fazendo com que o consumidor se identifique com a sua marca. Além do mais, você otimiza todo o investimento em mídia e conquista um Retorno Sobre o Investimento (ROI) muito mais rápido.

Garantir a lucratividade dos negócios

Quando você identifica um nicho específico, avalia como se destacar e agregar valor aos seus produtos.

Além disso, precisamos considerar que o consumidor paga mais por um produto que realmente atenda às suas necessidades, contribuindo com o crescimento e a lucratividade dos negócios.

3 dicas para determinar o nicho de mercado do seu marketplace

Vamos conferir agora algumas dicas para determinar o nicho do seu marketplace?

1. Identifique um grupo menor de consumidores em um ramo

Avalie como a sua empresa está inserida no mercado e pense em qual segmento é mais interessante investir, sempre considerando as necessidades do seu consumidor.

Além disso, é muito importante ter paixão pelo trabalho, então, procure um nicho que você realmente goste e se identifique.

2. Conheça o seu público

Mapeie as personas do seu negócio para conhecer melhor o dia a dia do seu consumidor. Assim, você identifica quais são os seus hábitos de compra, rotina, sonhos, ambições, dificuldades, problemas e muito mais.

A grande sacada aqui é identificar os problemas do seu consumidor, verificando as principais demandas para que você possa resolvê-las.

3. Analise a concorrência

Se milhares de empresas já oferecem as mesmas soluções que você pretende investir, talvez seja o momento para repensar no seu negócio.

É sempre importante encontrar um diferencial promissor para que você se destaque.

Lembre-se, O importante é dar o primeiro passo… e a escolha do nicho certo pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso !!!

Bons negócios !!!

Christian Wilbert