Negócios

Tem um comércio local? Descubra como concorrer com grandes marcas

Christian Wilbert
Escrito por Christian Wilbert
Junte-se a nós !!!

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail

Encontrar diversas maneiras para se destacar da concorrência é sempre uma ótima estratégia para ver a sua marca decolar. Entretanto, sabemos que para quem tem um comércio local, buscar novas ações para implementar, muitas vezes, torna-se uma tarefa complexa e trabalhosa.

Além da concorrência local, você ainda precisa encontrar formas para se destacar de grandes marcas que, como são gigantes, oferecem ao cliente condições que, muitas vezes, você não consegue cobrir.

Se você também está enfrentando essas e outras dificuldades quando o assunto é concorrência, não se preocupe! Continue conosco que apresentaremos algumas dicas superimportantes que vão ajudar! Vamos lá?

Invista em uma loja virtual

A nossa primeira (e uma das mais importantes) dicas é: por mais que você não seja um grande adepto e defensor das novas tecnologias, precisa apostar em uma loja virtual, não tem jeito! Afinal, ela se torna uma excelente aliada da sua loja física.

Para você ter uma ideia sobre a importância do assunto, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a pandemia do coronavírus fez o e-commerce explodir no Brasil, registrando um aumento de 400% das lojas virtuais que surgiram durante a quarentena.

Esses dados nos mostram que as pessoas começaram, agora mais do que nunca, perceber que é preciso ter uma boa presença on-line. Afinal, se você tiver um bom planejamento estratégico, consegue vender muito mais!

Por isso, não pense duas vezes: crie uma loja virtual, pois essa é uma das melhores estratégias para concorrer com marcas grandes, reconhecidas e renomadas no mercado.

Entenda quais são os principais benefícios da loja virtual

Como citamos anteriormente, além de poder concorrer com grandes marcas, apostar em uma loja virtual traz diversos outros benefícios para o seu negócio. Confira quais são eles:

  • você continua vendendo, mesmo quando a sua loja física estiver fechada;
  • cria uma ótima experiência para os seus clientes;
  • conquista verdadeiros promotores para o seu negócio;
  • oferece mais comodidade e conforto ao seu cliente;
  • automatiza o processo de vendas;
  • gera mais lucros para o seu negócio;
  • apresenta um ótimo custo-benefício;
  • personaliza a experiência do consumidor; e
  • muito mais!

Faça a integração da loja virtual com a física

Muitas pessoas pensam que ter uma loja virtual é uma tarefa para quem só quer vender on-line. No entanto, se você tem uma loja física, saiba que também pode se beneficiar (e muito) do universo digital para concorrer com grandes marcas.

Isso porque você pode fazer a integração do ambiente on e off-line da sua marca. Por exemplo, imagine que um cliente entrou na sua loja física e comprou uma bolsa. Que tal enviar para o seu e-mail uma mensagem de agradecimento, uma pesquisa de satisfação e um cupom de desconto para ele conhecer a loja virtual?

Dessa forma, as chances de você continuar vendendo para o mesmo cliente são enormes. Afinal, ele já conhece e confia na sua marca, por isso, não pensará duas vezes antes de dar uma espiadinha na sua loja virtual para conferir as novidades ou até mesmo algum produto que ele se interessou, entretanto, estava sem tempo para solicitar mais informações aos vendedores naquele momento.

Por isso, saiba que fazer a integração das suas duas lojas só trará vantagens para o seu negócio.

Convide o cliente para conhecer o produto da loja virtual na sua loja física

Embora seja legal e necessário, você não precisa só vender, vender e vender na sua loja virtual. Saiba que ela pode se tornar um ótimo canal de relacionamento com o seu público.

Por exemplo, imagine que chegou uma novidade na sua loja física. Dessa forma, você faz algumas fotos incríveis, insere com uma descrição interessante na sua loja virtual e envia essa divulgação para o e-mail do seu cliente.

Deixe claro ao cliente que ele não precisa comprar na loja virtual caso ainda não tenha certeza da compra. Ele pode passar na sua loja física para experimentar e conhecer a “textura” do produto — assim, estrategicamente, o seu vendedor apresenta os benefícios do produto e finaliza a venda.

Dessa maneira, quando o cliente perceber que você se preocupou em informá-lo sobre um produto que seja do seu interesse e — mais do que isso — não forçou a venda on-line, mas, sim, enviou um convite para ele conhecer o mesmo na sua física, certamente, ele se tornará fidelizado.

Isso acontece porque você ofereceu a ele uma ótima experiência com a sua loja. E pode ter a certeza de que as grandes marcas não fazem isso, então, é a oportunidade ideal para você se destacar.

Faça a demonstração dos seus produtos

Que tal fazer um pequeno evento para demonstrar os principais produtos da sua loja física e virtual? Os eventos (workshops, oficinas, encontros, happy hours e outros) são ótimas oportunidades para criar relacionamentos de confiança com o seu cliente.

Dessa maneira, é uma boa oportunidade para você mostrar as novidades, educar o público e conduzir os seus consumidores pela jornada de compra.

Consequentemente, o cliente vai entender sobre as aplicações corretas do produto, interessar-se e comprar na sua loja — tanto na física quanto na virtual.

E você não precisa investir muito para isso, veja só:

  • escolha o melhor dia e horário;
  • envie alguns convites virtuais;
  • encomende alguns comes e bebes de acordo com o número de confirmados;
  • pense em uma atração interessante relacionada ao tema;
  • organize alguns brindes e mimos para entregar ao público.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como concorrer com grandes marcas, tendo um negócio local? Se você aplicá-las, temos a certeza de que você conseguirá concorrer com grandes organizações e se dar muito bem! Ah! Se você gostou deste conteúdo, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!