Performance

Qual canal de atendimento devo utilizar no meu marketplace?

Christian Wilbert
Escrito por Christian Wilbert em 23 de novembro de 2020
Junte-se a nós !!!

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail

Com o advento da tecnologia, as possibilidades de comunicação são diversas. Logo, estabelecer uma que seja rápida, direta e próxima do seu cliente é sempre uma estratégia inteligente para fidelizá-lo. Mas você sabe qual é o melhor canal de atendimento para o seu marketplace?

Fazer a melhor escolha é muito importante porque possibilita a chance de conquistar cada vez mais promotores para a sua marca e, consequentemente, vender mais. Afinal, o atendimento é um dos fatores mais importantes na hora da decisão de compra.
Está em dúvida sobre qual canal de atendimento utilizar? Venha conosco que ajudaremos você a escolher!

Entenda quais são as possibilidades de canais de atendimento

Primeiramente, vamos dar uma pincelada sobre as principais ferramentas de atendimento que você pode utilizar no seu marketplace. Vamos lá?

E-mail

O e-mail cria ótimos relacionamentos com o cliente (tanto no pré, durante e pós-vendas). Ele traz diversas vantagens, como: segurança, praticidade, baixo investimento e a possibilidade de utilizar vários recursos (como a automação). Além disso, é uma ferramenta que traz uma boa mensuração de resultados, permitindo, com isso, melhorar ainda mais a comunicação com o seu consumidor.

Chatbot

Os softwares de chatbots permitem a troca de mensagens simultâneas e automáticas com o cliente. Assim, você pode utilizar a Inteligência Artificial (IA) para ajudar a responder as principais dúvidas do seu cliente sobre um produto ou serviço. Ele ajuda a reduzir os custos da sua empresa, além de promover uma ótima experiência de atendimento ao cliente.

Telefone

Não podemos deixar de citar um dos meios de comunicação mais tradicionais e ainda muito utilizado: o telefone. Para melhorar a experiência do usuário, você pode apostar em uma Unidade de Resposta Audível (URA), automatizando a central de atendimento, fazendo com que os retornos sejam mais rápidos.

WhatsApp

Convenhamos: dificilmente encontramos alguém que não tenha WhatsApp, certo? Essa ferramenta é muito prática, pois permite uma comunicação próxima e menos formal com o cliente. No entanto, ele é um aplicativo de mensagens instantâneas, ou seja, exige uma resposta imediata a fim de promover uma boa experiência ao cliente.

Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais, nas quais o seu público está, é uma ótima oportunidade para criar relacionamentos de confiança. Elas permitem manter os seus clientes engajados com a sua marca, por meio de conteúdos e materiais incríveis.

Videochat

Já ouviu falar em videochat? Ele é um canal de atendimento que une áudio e vídeo na comunicação da sua empresa com o cliente. Ele permite criar uma interação mais próxima do cliente e oferecer uma experiência mais personalizada. Inclusive, o WhatsApp permite chamadas de vídeo; com isso, ele também pode ser utilizado para implementar ações de videochat.

SMS

O SMS também funciona para o marketplace; principalmente para você enviar lembretes ao seu cliente (como a data do pagamento), oferecer cupons de desconto, enviar promoções exclusivas, pesquisa de satisfação e muito mais.

Confira alguns cuidados na hora de escolher o canal de atendimento

Agora que você conferiu um pouco mais sobre os principais canais de atendimento, deve estar se perguntando: mas qual eu devo escolher para o meu marketplace? Bem, para responder a esta questão, você precisa ter algumas reflexões. Venha conosco e aprenda mais!

Conheça bem o seu cliente

Entenda quais são os canais de atendimento que o seu cliente prefere. Analise o público e escolha as ferramentas que atendam às suas demandas e objetivos. Para isso, faça uma análise de quantas pessoas entraram em contato pelo site, e-mail, redes sociais, dentre outros.

Invista em um canal de atendimento que você tenha a disponibilidade em atender

É claro que quanto mais canais de comunicação você oferecer ao seu cliente, melhor. Assim, ele poderá escolher qual se sentirá mais à vontade para conversar naquele momento.

No entanto, de nada irá adiantar você divulgar que atende pelo WhatsApp, se não responder ao cliente de forma imediata. Da mesma maneira, não adianta estar presente nas redes sociais se você for demorar uma semana para responder uma mensagem na caixa de entrada.

Portanto, escolha com calma os canais de acordo com as preferências do cliente, mas (e isso é muito importante) conforme a disponibilidade e a capacidade da sua equipe de atendimento.

Explore o melhor das ferramentas

Cada canal de atendimento tem funcionalidades diferentes e você deve conhecer bem quais são elas para poder explorar o melhor da tecnologia ao seu favor. Neste conteúdo, falamos somente o geral de cada meio de comunicação, mas é importante destacar que cada um deles tem uma infinidade de recursos. Portanto, saiba usá-los ao seu favor.

Promova a integração dos canais

Caso você opte por implementar mais de um canal de atendimento na sua empresa, é importante observar que se faz necessário realizar a integração deles. Investir em uma estratégia omnichannel é importante para oferecer uma ótima experiência de compra ao seu cliente, além de realizar uma interação muito mais personalizada. Você gostou de aprender mais sobre o assunto? Se sim, que tal aproveitar para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos?