Marketplace é um local onde se faz comércio de bens e serviços.

A palavra é uma junção dos termos ingleses market, que significa "mercado" e place, que significa "lugar". Em resumo, várias lojas juntas em um mesmo lugar vendendo seus produtos.

A grande vantagem em utilizar uma plataforma de marketplace ao invés de um e-commerce tradicional é a possibilidade de trabalhar com vários vendedores e não utilizar estoque próprio. Isto é uma grande diferença, já que para iniciar um negócio você não precisa adquirir produtos para compor o seu estoque, o que gera custos no início da operação.

A função de um gestor de marketplace, principalmente se for um negócio de nicho, é selecionar fornecedores, bons produtos e apresentar diferenciais para o público. O gestor do marketplace assume a responsabilidade sobre o processo de venda, pelo gerenciamento das ações de marketing, pela efetivação da compra e captura do valor.

Para os vendedores são encaminhados apenas os pedidos aprovados para que ele siga com o processo de expedição do produto para o cliente.

 

Um fluxo normal de operação você compra produtos para depois vender, com isso você gera um custo de estoque, em um marketplace você trabalha com o estoque de terceiro, desta forma você pode iniciar um negócio na internet sem um alto investimento, utilizando apenas o seu relacionamento.

Um passo a passo resumido de como seriam estas etapas:

1-Primeiro, e mais importante, a escolha dos produtos que você vai disponibilizar no site, dê preferência a mercados de nicho. Lembre-se: Não tente “bater de frente" com os grandes players do mercado, procure encontrar um diferencial, não necessariamente precisa ser o preço.

2-Escolha da plataforma: É importante que tecnologicamente seu site funcione, a experiência do usuário é muito importante neste momento, procure um parceiro tecnológico confiável, para saber mais leia este artigo sobre a importância da experência do usuário para o e-commerce.

3-Busca por bons fornecedores: A função do fornecedor é receber o pedido e preparar a mercadoria para entrega, portanto, busque fornecedores que não te deixem na mão, afinal de contas tem um cliente esperando uma mercadoria.

4-Pense fora da caixa: Uma das funções de um gestor de marketplace é a divulgação, estude, crie parcerias, pense em como as pessoas possam conhecer o seu site, pense em como ajudar seus fornecedores a vender, crie estratégias para que vendas sejam concretizadas.

Em resumo, ser gestor de um marketplace é pensar em vendas, é conectar fornecedores com bons produtos a clientes. Este processo não precisa ser feito dentro de um escritório em um determinado horário. É aquele tipo de trabalho que você assume várias responsabilidades, mas não estabelece fronteiras territoriais e de horários.

Pronto para iniciar o seu?

Posts Relacionados

Fale conosco