Performance

O que não pode faltar na descrição do produto?

Christian Wilbert
Escrito por Christian Wilbert em 7 de outubro de 2020
Junte-se a nós !!!

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail

Você já tentou comprar algo em uma loja virtual, mas desistiu porque não encontrou as informações que precisava? Saiba que isso é muito comum. Existem muitos marketplaces maravilhosos, com fotos lindas, com uma ótima navegabilidade, onde, por outro lado, pecam na hora de elaborar a descrição do produto.

Se você tem um marketplace, saiba que isso jamais pode acontecer. Afinal, a descrição do produto é tão importante quanto a sua apresentação visual. Esse fator é decisivo para convencer o cliente de que, de fato, ele realmente precisa finalizar a compra.

Vamos entender mais sobre o assunto? Continue conosco!

Afinal, a descrição do produto é tão importante assim?

SIM! Ela é fundamental para o sucesso do seu negócio. Como vimos, ela é decisiva, ou seja, fará o cliente finalizar ou abandonar a compra. Portanto, essas páginas precisam conversar diretamente com o tomador de decisões.

Para isso, você precisa persuadir o comprador de que o seu produto é realmente aquilo que ele precisa. Da mesma maneira, precisa mostrar que ele é muito melhor do que o da concorrência.

Apresente uma proposta incrível de vendas e, é claro, destaque os verdadeiros diferenciais e valores da sua empresa. Lembre-se de que a descrição deve ser a base de conteúdo para qualquer marketplace. Faz-se necessário, além de apresentar todos os detalhes e benefícios do produto, gerar confiança e fomentar o desejo de compra.

Como criar uma boa descrição do produto?

Você precisa ter em mente de que não há uma receita de bolo. Aqui, vamos trazer algumas reflexões importantes e apresentaremos algumas dicas, mas esteja ciente de que o mais importante é fazer testes e analisar os resultados. Assim, há chances de aperfeiçoar, cada vez mais, o seu negócio. Veja as nossas dicas!

Conheça bem o seu público

Você vende um produto e sabe tudo sobre ele. Você deve inserir somente as especificações técnicas para o cliente entender o assunto? Não, pois tornaria o conteúdo muito chato! Então, o mais importante é conhecer o seu público para escrever uma boa descrição do produto.

Ao fazer um estudo aprofundado do seu público, você identifica quais são os seus desejos, sonhos, preferências, ambições, expectativas, dúvidas e objeções. Somente depois disso, conseguirá criar uma descrição que realmente o convença de que aquele produto é o que ele mais precisa.

Insira informações que esclareça as dúvidas do seu consumidor

Analise quais são as principais dúvidas do seu consumidor. Converse com o time de vendas e atendimento para entender quais são as principais objeções e questionamentos dos seus clientes.

Analise os feedbacks dos clientes no último ano e crie um roteiro a fim de descrever os produtos. Use esse mesmo padrão em todos os materiais. Somente assim, você conseguirá criar descrições incríveis com um conteúdo inteligente e interessante.

Analise o seu ramo de atuação para criar uma boa descrição do produto

Dê uma espiada nas descrições da concorrência e nos principais questionamentos dos seus clientes. Certamente, isso te dará insights bem importantes para descrever o seu produto.

Por exemplo: se você tem um marketplace de bolsas, vai querer fotos que apresentem a perspectiva de tamanho, divisões, cores etc. Na descrição, precisará inserir o material, o tamanho, os benefícios, se é impermeável (…) dentre muitas outras informações relevantes.

Agora, se você vende produtos eletrônicos, uma televisão, por exemplo, não precisa ter milhares de fotos para mostrar a perspectiva do produto. No entanto, a descrição precisa ser muito completa: além dos benefícios, é necessário especificar todos os dados técnicos (voltagem, entradas, tamanho, acessórios, tecnologia, funcionalidades etc).

Invista em uma comunicação humanizada e personalizada

Nada de descrever os produtos de forma automatizada, está bem? Lembre-se de que o consumidor moderno busca sempre por empresas que gerem confiança e valor. Portanto, ele precisa se identificar e pensar “Puxa! Que empresa bacana, preciso investir nela”.

Novamente: conhecer o seu público é fundamental para direcionar melhor a linguagem e escolher o formato de texto ideal. Crie conteúdos que falem a língua do cliente, para que ele sinta uma conexão forte com a sua marca.

Use as palavras-chave mais adequadas na hora da descrição do produto

Outro detalhe muito importante em criar descrições incríveis é que elas ajudam a ranquear o seu site nos mecanismos de busca. Assim, quando o cliente digita no Google algum termo relacionado ao seu negócio, como “melhor celular para fotografias”, por exemplo, o seu marketplace aparece nos primeiros resultados. Dessa forma, as chances de conversão são muito maiores.

Em outras palavras, ao utilizar as palavras-chave mais adequadas ao seu negócio você melhora a posição do seu site nos mecanismos de busca. Então, pesquise quais são esses termos e invista em um conteúdo estratégico. Entenda quais são os termos que o cliente procura e proporcione a ele uma experiência incrível de compra.

Destaque as características e os benefícios mais importantes dos produtos

Os clientes precisam ter uma excelente ideia sobre os produtos que precisam comprar. Então, invista em apresentar as características e, mais do que isso, os principais benefícios do seu produto. Tudo isso precisa estar muito bem claro para o consumidor.

Além disso, precisa ser uma descrição clara, sem enrolações e relevante. O texto precisa ser envolvente, legível e, por favor, sem erros — acredite: encontramos diversos sites com erros de ortografia e gramática nos conteúdos e isso jamais deve acontecer.

Aposte em boas imagens

As imagens precisam complementar a descrição do produto. Afinal, como diz o ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Portanto, aposte em imagens reais e eficazes, com uma boa resolução, com ângulos estratégicos e uma ótima iluminação. As fotos precisam ser profissionais.

Além disso, as imagens são importantes para diminuir as chances de devolução do produto. Afinal, se você vender algo que não atenda às expectativas do cliente, ele poderá se sentir enganado e solicitar o reembolso. Então, as fotos são importantes para que o cliente tenha uma noção da mercadoria e não se sinta decepcionado ou até mesmo enganado com o produto. E aí, o que você achou do nosso artigo sobre a descrição do produto. Analise o site da sua empresa e conte para nós: você tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário neste conteúdo!