Negócios

MVP para o marketplace: o que é e como funciona?

Christian Wilbert
Escrito por Christian Wilbert
Junte-se a nós !!!

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail

O Minimum Viable Product (MVP), ou produto mínimo viável é uma técnica que muitas empresas apostam para gerar ótimos resultados e, ao mesmo tempo, sem precisar investir muito dinheiro nisso. Você já pensou em aplicar o MPV para o marketplace?

Vejamos: quando montamos um marketplace já pensamos em muitas coisas, como: redes sociais, conteúdo, integrações e muito mais. Claro, tudo isso é muito importante. No entanto, muitas pessoas “empacam” nesse planejamento e acabam se esquecendo de fazer o básico, que pode funcionar muito bem.

Vamos entender mais sobre o assunto e refletir sobre esse conceito? Venha conosco!

Por que o MVP pode funcionar muito bem para o marketplace?

Para atender bem o seu cliente você precisa de um site que funcione, de um bom atendimento e de boas táticas comerciais. No entanto, mais do que isso, se você tem um bom produto, saiba que fazer o básico pode funcionar muito bem.

O MVP se resume em criar uma versão extremamente simples do seu produto, entregando o mínimo de recursos possíveis. Em resumo, é fazer o básico, mas fazer bem feito para ver se funciona.

Se não for realmente necessário investir em recursos, melhor ainda. Aprenda a dizer não. Por exemplo, vamos analisar o sucesso das tradicionais canetas BIC. Elas ainda possuem o mesmo modelo desde 1955 e continuam sendo uma das mais utilizadas na atualidade.

Como aplicar o MVP no meu marketplace?

Como vimos, a ideia principal do MVP é otimizar os recursos da sua empresa, visando uma maximização do retorno. Isso não significa, no entanto, que você precisa fazer tudo sempre de maneira simples. 

Pelo contrário: o grande segredo é começar com o básico para testar o que funciona com o seu público e, conforme as coisas forem andando, você aperfeiçoa as suas estratégias.

Para isso, é preciso ter muita criatividade e criar uma versão simplificada do seu produto. Na sequência, insira-o no mercado e acompanhe o feedback do público. A partir desse retorno, você consegue adaptar as suas estratégias, sempre visando a satisfação do seu consumidor.

Quais são as melhores dicas para aplicar o MPV?

Aplicar o MPV no seu marketplace é uma técnica bastante simples. Vamos conferir algumas dicas? Venha conosco!

  • definir a proposta de valor: avalie o que vai atrair a atenção do mercado e que pode gerar lucro;
  • definir os problemas: avalie quais são as dores que o seu produto pode resolver;
  • crie uma solução bem simples: não invente com estratégias mirabolantes, aposte em soluções simples para testar;
  • testar a proposta no mercado: fazer testes e avaliar a receptividade do público, tendo total atenção com os feedbacks recebidos;
  • aperfeiçoar as estratégias: com base nos retornos dos clientes, aperfeiçoe as estratégias para melhorar;
  • maximize o seu aprendizado: crie diversas hipóteses e vá maximizando o seu aprendizado ao longo do tempo.

Como aproveitar os feedbacks dos clientes para aperfeiçoar as estratégias?

Após lançar o seu produto no mercado, você receberá uma série de feedbacks. Então, é necessário avaliá-los com calma para aperfeiçoar as suas estratégias. Afinal, como você viu, o MVP se baseia em testar o simples para aperfeiçoar o seu produto.

Então, aplique pesquisas quantitativas e qualitativas com o seu cliente e mensure esses resultados em tempo real. O ponto principal é avaliar qual é a percepção do seu público sobre o seu produto, quais foram os sentimentos envolvidos no processo de compra e se ele se tornou fidelizado e encantado com esse processo.

A partir disso, você elabora um planejamento voltado em fortalecer o que os seus clientes apontaram como pontos fortes e melhorar tudo o que foi listado como ponto negativo. Assim, você tem dados reais da sua empresa para investir em um plano de ação realmente eficaz.

Você gostou de aprender mais sobre o MVP para o seu marketplace? Se sim, aproveite e leia também: tem um comércio local? Aprenda a concorrer com grandes marcas. Boa leitura!