Performance

Como integrar o design à personalidade do seu negócio?

Christian Wilbert
Escrito por Christian Wilbert em 18 de novembro de 2020
Junte-se a nós !!!

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail

Não é nenhuma novidade que as cores têm um papel muito importante na comunicação visual de qualquer empresa. Dessa forma, alinhar o design à personalidade do seu negócio é fundamental para que ele cause os impactos almejados — sempre de acordo com os objetivos da sua loja.
As cores têm uma influência muito importante nas nossas vidas. E esse simbolismo deve ser utilizado de forma estratégica. Você já tinha parado para pensar na importância desse assunto? Continue conosco e entenda mais!

Você tem um logotipo profissional?

 A escolha de cores, como vimos, deve fazer parte do planejamento estratégico. Se você criou o logotipo da sua marca com uma empresa especializada, certamente ela enviou um manual de marca, certo?

Então, a nossa primeira reflexão é a seguinte: você tem um logotipo profissional? Se sim, saiba que pode utilizar a mesma paleta de cores. Afinal, para criar o logotipo, a empresa fez um amplo estudo de mercado, do público, da concorrência e apostou em cores que remetem a essência e os objetivos do seu negócio.

Na criação de um site, blog, e-commerce ou marketplace, isso não deve ser diferente. Inclusive, se essa primeira etapa for realizada por profissionais qualificados você pode utilizar a mesma paleta de cores do logotipo, pois ele certamente foi escolhido de forma inteligente, estratégica e baseado em dados reais do seu negócio.

Caso não, cogite a ideia de atualizar as cores e modernizar o layout da sua empresa. Aqui, novamente ressaltamos: é importante investir em uma agência especializada, está bem?

Quais são os benefícios de escolher bem as cores para o site da sua empresa?

Escolher bem as cores para o site da sua empresa é fundamental. Confira quais são os principais objetivos quando se aposta nesse recurso em favor da sua marca:

  • gerar mais valor para o seu negócio;
  • solidificar a marca, tornando-a memorável e, com isso, amplamente reconhecida;
  • reforçar a identidade visual da sua empresa no mercado;
  • facilitar a navegabilidade;
  • tornar a visita do seu cliente no site mais intuitiva;
  • conduzir o cliente pela jornada de compra com mais facilidade;
  • provocar emoções positivas;
  • criar um senso de urgência em adquirir os seus produtos ou serviços.

Como saber se as cores do meu negócio são as mais adequadas?

Com uma simples pesquisa sobre a psicologia das cores, você consegue avaliar se as cores utilizadas para o seu negócio são as mais adequadas. No entanto, existem algumas dicas que são bem básicas.

Por exemplo, se você tem uma banda de heavy metal, certamente não fará um site rosa e cheio de florzinhas fofas, concorda? Aqui, o mais recomendado é utilizar tonalidades mais escuras, como o preto, vermelho, marrom, cinza etc.

Da mesma maneira, se você tem um negócio voltado à área da saúde, não criará um site todo preto, certo? Seria interessante utilizar cores que transmitam paz, saúde e prosperidade, como o verde, o azul e o branco.

Portanto, é muito importante conferir quais são os objetivos e a personalidade do seu negócio e investir em cores que façam sentido. Tanto as cores quanto o layout visual do seu site precisam ser adequados e estratégicos.

Quais são os efeitos psicológicos das cores no design?

Na área de design, conhecer bem o efeito psicológico das cores é fundamental para criar projetos inteligentes. O uso correto das cores pode melhorar a experiência do seu cliente no site da sua empresa.

Nos projetos de User Experience (UX), ou experiência do usuário, a teoria das cores faz toda a diferença a fim de valorizar o produto, categorizar as informações e promover uma fácil assimilação e compreensão de uma determinada mensagem. Isso tende a melhorar a navegabilidade. Portanto, é muito importante estudar o assunto e não utilizar as cores unicamente por preferências pessoais.

As cores provocam sensações e emoções, estimulando áreas específicas do nosso cérebro. Elas têm mensagens subliminares que despertam os sentimentos e têm o objetivo de envolver o usuário.

Por isso, estar atento a esse detalhe é muito importante para repassar ao cliente a mensagem que você deseja — e ter a certeza de que ele a compreendeu.

Como as cores ajudam no design UX?

Escolher bem as cores para o e-commerce, site, marketplace ou até mesmo blog da sua empresa é fundamental. Por isso, a ajuda de um profissional designer de UX é importante, pois ele orientará sobre as cores que podem ajudar ou atrapalhar em algum dado.

Afinal, esse profissional tem a expertise, o conhecimento e a experiência necessária para ajudar a sua empresa a fechar mais negócios, aumentando as taxas de conversão.

Ao escolher bem as cores você cria um contraste legal, equilibrando as tonalidades a fim de promover uma leitura otimizada e que converta o usuário para realizar as ações que você deseja, por exemplo:

  • solicitar um orçamento;
  • agendar uma demonstração de um produto;
  • comprar um produto;
  • assinar a newsletter;
  • entrar em contato; e
  • muito mais.

Mas se eu já tenho a identidade de marca, preciso de um designer de UX?

Sim. Certamente, o designer de UX analisará com calma a paleta de cores estratégica do seu negócio e se baseará nela para criar um projeto interessante. Ele tem a grande responsabilidade de equilibrar as cores para que a sua empresa transmita a mensagem que deseja.

Portanto, é muito importante investir em uma empresa especializada na criação de sites, pois eles têm um time de profissionais incríveis e talentosos que, certamente, ajudarão a criar uma presença digital alinhada com os objetivos e a personalidade do seu negócio.

Você gostou de aprender mais sobre como integrar o design à personalidade do seu negócio? Se sim, aproveite para conferir o nosso conteúdo sobre a importância da experiência do usuário para o e-commerce. Boa leitura!