Negócios

8 perguntas para definir o público-alvo do seu negócio

Christian Wilbert
Escrito por Christian Wilbert em 2 de abril de 2020
Junte-se a nós !!!

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail

O público-alvo corresponde ao grupo de pessoas que tem o perfil perfeito para comprar as soluções que a sua empresa oferece. Defini-lo é essencial para personalizar as suas campanhas, identificar oportunidades, orientar o posicionamento da sua marca no mercado e conquistar o sucesso e a lucratividade almejados.

Se lhe perguntássemos quem é o público do seu negócio, você, sem dúvidas, saberia responder. Afinal, parece uma pergunta óbvia, certo? No entanto, é preciso considerar que não é interessante se prender somente em  em questões simples, como: idade, sexo, localidade, estado civil, filhos, poder aquisitivo, dentre outros.

É essencial ter uma análise mais aprofundada para usar esses dados a fim de enriquecer o planejamento estratégico do seu negócio.

Que tal uma ajudinha? Confira a seguir 8 perguntas para definir o público-alvo!

1. Quais são reais necessidades e problemas do seu cliente?

Uma das questões-chave para o desenvolvimento do seu público-alvo é conhecer quais são as suas reais necessidades e problemas.

Identificar qual é a motivação de compra é fundamental para direcionar melhor as suas campanhas e, de fato, resolver os problemas e as necessidades do seu consumidor.

Quando você entende quais são as dores do seu cliente, tem mais chances de aproximá-lo da sua marca. Afinal, você sabe o que é necessário fazer para conquistar o coração do seu consumidor.

Vale ressaltar que as necessidades e os problemas podem ser temporários ou específicos — depende do seu nicho de mercado e também do cliente que você quer conquistar.

2. Quais são os desejos do seu consumidor?

Conhecer quais são os desejos do seu consumidor é fundamental para compreender quais são os motivos pelos quais ele efetua determinada compra com uma marca.

Quando você identifica os desejos do cliente, tem a oportunidade de criar campanhas de marketing objetivas. Assim, ele pensa: “essa solução é ideal para atender os meus desejos. Sem dúvidas, devo apostar nesta marca!”.

3. Quais são os canais que o público busca informações?

Em quais mídias o seu cliente consome informações? Em revistas, jornais, TV, rádio, portal de notícias, blogs ou newsletter? Ele está presente nas redes sociais? Em quais?

É fundamental que você compreenda o hábito do cliente com relação às novas informações para que se possa apostar nelas. Por exemplo: se o cliente se mantém informado sobre as notícias da sua região em um jornal on-line local, você pode fazer anúncios nele; se ele procura informações no LinkedIn, você pode criar campanhas personalizadas nessa rede social; e assim sucessivamente.

É importante conhecer quanto tempo ele passa on-line e por qual dispositivo (celular, computador ou tablet). Esses dados são muito importantes para tornar as suas campanhas e o planejamento de marketing mais assertivo.

4. Quais são as marcas que o cliente confia?

Mesmo que não tenha relação com o seu negócio, identifique todas as marcas que o seu consumidor confia (seja de empresas, celebridades, esportistas ou até mesmo especialistas). Assim, você conhece melhor quais são os seus valores e os problemas que resolvem para ter insights importantes para o seu negócio.

Conhecer as marcas que o seu consumidor se identifica é essencial para perceber a conexão que ele tem com elas. Você reconhece o que o público valoriza ao escolher um determinado serviço. Para isso, analise:

  • por que o cliente se interessa por essas marcas?
  • como elas se comunicam com o seu público?
  • quais são os diferenciais?
  • como é o planejamento de marketing delas?

5. Quais são as soluções que o consumidor busca?

Entender quais são as melhores soluções para os problemas dos clientes é fundamental para identificar se a sua empresa as oferece. Caso contrário, vale a pena apostar em um novo planejamento que atenda a essas especificidades.

É importante conhecer qual é o valor que o cliente está disposto a pagar pela solução que precisa e comparar o seu preço com o da concorrência. Chegar a um valor que viabilize o seu negócio e que apresente um ótimo custo-benefício ao cliente é uma ótima estratégia.

6. Quais são os concorrentes da sua empresa?

Conhecer a concorrência é essencial para identificar os seus pontos fortes e fracos. Ao conhecer as empresas que disputam o seu público, você tem ideias inovadoras e criativas para se destacar.

Para isso, verifique se as soluções apresentadas pela concorrência realmente resolvem as dores do cliente. Analise também:

  • como eles se comunicam com o público?
  • em quais mídias eles investem?
  • como ela se comunica com o cliente?
  • como é o suporte?
  • qual é o preço?
  • quais são as especificidades dos produtos e serviços ofertados?
  • como ele se posiciona no mercado?

7. Como é o comportamento do seu consumidor?

Acompanhar as atitudes e as atividades do seu consumidor é o segredo para ter um bom posicionamento mercadológico. Quando você entende este cenário, pode tomar as medidas mais adequadas para atrair e conquistar clientes realmente qualificados.

Assim, você sabe quando é o melhor momento para enviar uma campanha, a quantidade de conteúdo a ser postado nas redes sociais, os melhores dias e horários para investir em uma determinada ação e muito mais.

8. Qual é o diferencial do seu produto ou serviço?

Analisar quais são os diferenciais do seu produto ou serviço é importante  para constatar se ele atende (ou não) as necessidades e os desejos do seu cliente. Ao mapear as características únicas da sua marca você conquista uma boa vantagem competitiva com relação à concorrência.

Por isso, é importante que o cliente entenda como o seu produto vai beneficiá-lo e se ele conhece os seus diferenciais para apostar na sua marca — e não na concorrência.

Bônus: como mapear o público-alvo do seu negócio?

Se você chegou até aqui deve estar se questionando como mapear o público, certo? Uma das alternativas mais eficientes é aplicar uma pesquisa de mercado. Atualmente, existem diversas plataformas de pesquisa que são especializadas no assunto. No entanto, você pode apostar em formulários simples e gratuitos, como o Google Forms.

Basta inserir as perguntas descritas neste questionário, personalizando-as para a realidade do seu negócio e enviar para o banco de dados da sua empresa. Convide os prospects da sua empresa para responder a pesquisa e crie um plano de negócios baseado nas suas opiniões.

Você gostou de aprender mais sobre como identificar o público-alvo da sua empresa? Se sim, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!