Negócios

7 dicas para se tornar uma referência no mercado

Christian Wilbert
Escrito por Christian Wilbert
Junte-se a nós !!!

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail

Tornar-se uma referência é o grande sonho dos empreendedores de todos os setores. Afinal, seja qual for o ramo de atuação da sua empresa, não há nada melhor do que ver a sua marca se tornar consolidada e querida na mente do seu consumidor, não é mesmo?

A competitividade está cada dia mais presente em todas as organizações. Por isso, encontrar formas de se destacar é essencial. Assim, você faz com que o seu cliente busque as suas soluções porque você é uma referência e tem autoridade no assunto.

Vamos conferir como se tornar uma referência no mercado? Venha conosco e confira as nossas 7 dicas!

1. Tenha produtos exclusivos

Um dos maiores segredos para se destacar é investir em produtos exclusivos. Por exemplo, imagine que você tenha uma loja que venda sapatos. Certamente, existem milhares de lojas que também vendam esse produto, certo? Além de concorrer com as lojas físicas, você concorre com diversas outras lojas virtuais. Dessa maneira, a concorrência é enorme.

No entanto, se você vender sapatos feitos à mão, certamente tem um produto diferenciado e que pode concorrer com grandes marcas. Afinal, ninguém tem o mesmo produto que o seu para ofertar.

Então, uma grande sacada é sempre encontrar formas de diferenciar o seu produto, mostrando que não há nenhum igual a ele no mercado.

2. Invista em um ótimo atendimento

Você deve oferecer sempre um ótimo atendimento. Todos os atendentes, vendedores, recepcionistas (e demais colaboradores) precisam entender qual é a importância de oferecer uma experiência única, criativa e inovadora aos seus clientes.

Um bom atendimento é capaz de fidelizar clientes e conquistar verdadeiros promotores para o seu negócio. Quando eles se tornam defensores da sua marca, ajudam a fazer uma publicidade gratuita da sua loja para os seus amigos e familiares — que, consequentemente, tornam-se ótimos prospects.

2.1 Invista em treinamentos constantes para a equipe

Uma estratégia bem importante é investir em treinamentos constantes para a sua equipe. O aperfeiçoamento profissional permite entender melhor como está o mercado, conferir quais são as principais tendências e encontrar as maneiras mais inovadoras para atender bem o seu cliente.

Além disso, os treinamentos servem de motivação, pois os colaboradores percebem que a sua empresa investe em proporcionar a ele o crescimento profissional — consequentemente, motivado, ele atende melhor o seu cliente, que também se sente fidelizado.

3. Seja o melhor

Não é nenhuma novidade que o comportamento do consumidor mudou (e continua em constante evolução, principalmente depois da pandemia causada em virtude do Covid-19).

Para você ter uma ideia sobre a importância do assunto, uma pesquisa realizada pelo Google referente a decisão de compra do consumidor confirmou que as pessoas deixaram de procurar por “barato” e começaram a buscar os produtos com a palavra-chave “melhor”.

Isso significa que o consumidor não se importa em pagar mais para encontrar um produto que realmente atenda às suas reais necessidades. Então, se você quer se tornar uma referência no mercado, precisa garantir uma boa presença de marca, posicionando-se estrategicamente como “melhor” na mente dos seus consumidores.

4. Interaja com os seus clientes

Estar presente nas redes sociais em que o seu consumidor está é uma opção importante para encontrar maneiras criativas de se relacionar com ele. Entretanto, mais do que estar presente nelas, é fundamental sempre interagir com o seu público.

Afinal, é essencial que você mantenha uma relação próxima e amigável com o seu cliente. Essa estratégia é importante para ser lembrado, além de aumentar o alcance e o engajamento das suas postagens. Ter esse contato próximo com o seu consumidor permite estabelecer uma relação de confiança.

5. Esteja aberto aos feedbacks dos seus clientes e colaboradores

É muito comum ouvirmos que uma empresa não aplica pesquisas de satisfação com o seu público porque não gosta (ou não sabe o que fazer) quando recebe um feedback negativo.

Entretanto, saiba que esses dados são muito importantes para o bom desenvolvimento do seu negócio. Por isso, saber ouvir o feedback dos seus clientes e colaboradores é uma ótima alternativa para entender em quais aspectos a sua loja pode melhorar.

Você pode, inclusive, automatizar esse processo: assim que o cliente realiza uma compra e recebe o produto, você envia um questionário inteligente para avaliar como foi o atendimento, a navegabilidade do site, o prazo, a logística e outros detalhes essenciais que ajudam a realizar uma análise mais aprofundada no seu negócio.

6. Crie uma ótima experiência omnichannel

O atendimento omnichannel é um dos grandes segredos para proporcionar ao seu cliente uma ótima experiência em todos os canais da sua empresa. Com ele, o on e off-line da sua loja falam a mesma língua.

Isso significa que um cliente que ligou para a sua empresa, interagiu nas redes sociais, foi até à sua loja física ou chamou os vendedores no WhatsApp, receberá o mesmo atendimento e as mesmas soluções em todos os canais.

Para isso, contar com uma plataforma de gestão pode ajudar (e muito) a melhorar essa interação com o seu público. Ela permite gerenciar toda a comunicação em um só lugar, centralizando o atendimento e garantindo um ótimo histórico de clientes.

7. Produza muito conteúdo de qualidade

Para se tornar referência no mercado é preciso produzir muito conteúdo de qualidade. Os clientes precisam ler alguma material da sua empresa ou assistir a um vídeo no YouTube e pensar: nossa, como eles são experts no assunto!

Então, conte com a ajuda de uma agência para produzir os melhores conteúdos baseados na persona do seu negócio. Dessa forma, você identifica qual é a melhor linguagem e aposta nos melhores gatilhos mentais para que o consumidor entenda que a sua loja é realmente a melhor.

Você gostou de aprender mais sobre como se tornar uma referência no mercado? Se sim, aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos!